segunda-feira, 12 de março de 2012

Reeducação Postural Global (RPG)

A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica fisioterapêutica que foi desenvovida por Philippe Souchard, a partir dos trabalhos de Françoise Mézières e de muitos anos de estudos em biomecânica e física. Esta técnica baseia-se na “teoria das cadeias musculares” e faz com que determinados ajustes posturais voluntários promovam alongamento do músculos retraídos, de forma que se possa reorganizar os segmentos corporais.
Mas como isso funciona?

Primeiramente, é necessário perceber que a anatomia nos apresenta apenas uma descrição músculo-osso que resulta de um modelo do corpo basicamente mecânico, separando o movimento humano em funções simples. Esta descrição não é capaz de mostrar a perfeita integração que existe em um corpo vivo. No entanto, a “teoria das cadeias musculares” diz que nosso corpo é composto por conjuntos de músculos que se sobrepõem como as telhas de um telhado e se comportam como uma estrutura única. Funcionalmente, o tecido responsável por essa resposta integrada é o tecido conjuntivo. Sem fugir muito do contexto, os tecidos conjuntivos são classificados em tecidos conjuntivos especializados (sangue, cartilagem e osso) e tecido conjuntivo propriamente dito. O tecido conjuntivo propriamente dito é riquíssimo em fibras colágenas e está presente no corpo todo, mas se diferencia em fáscia, uma estrutura fibrosa, complexa, ininterrupta e tridimensional, que envolve e interpenetra músculos, ossos, nervos, pele, vasos sanguíneos, órgãos e outras estruturas, estendendo-se da cabeça aos pés, de frente para trás e do interior para o exterior. As fibras colágenas, por sua vez, possuem “memória” e reagem de forma instantânea e tardia às interações mecânicas externas. Assim, todas as estruturas anatômicas são interligadas pela fáscia e podem ser consideradas mecanicamente solidárias umas às outras.

Um simples movimento de flexão e extensão do joelho pode ser descrito usando-se o conceito de fáscia, através da interação de uma série de vetores cuja resultante é o movimento da perna, mas com reflexos em outras partes do corpo. Esta visão diferente permite abordagens terapêuticas através da fáscia e das cadeias musculares, abordagens mais integrativas, sutis e eficientes. Nada foi inventado. Apenas mais uma nova dimensão ao movimento humano foi dada, suprindo a necessidade de uma visão global da estrutura do corpo e de seu movimento.

Uma sessão de Reeducação Postural Global é dividida em manobras passivas e ativas, consistindo basicamente de distensionamentos musculares, manipulações de tecidos moles e posturas. A manutenção destas posturas é o momento mais conhecido dentro da Reeducação Postural Global e pode ser uma experiência cansativa e desgastante. Nossa postura é definida pelo tônus muscular e pelas aderências naturais entre as fáscias. A manutenção de uma nova postura na Reeducação Postural Global faz com que o paciente recupere o tônus muscular responsável pelas estabilidades dinâmica e estática do corpo naquela postura e estabelece novas aderências entre as fáscias, tornando a nova postura mais natural e duradoura. Freqüentemente, o paciente sente os primeiros benefícios na primeira sessão. Além dos benefícios puramente físicos, temos os benefícios da consciência corporal recuperada através da reeducação corporal. Dependendo do paciente, alguma atividade física feita paralelamente pode ser necessária para a manutenção do tônus muscular, como caminhada, Yoga, método Pilates, hidroginástica e, até mesmo, musculação. Alguns casos são tratados por um número específico de sessões até o paciente receber alta; outros casos precisam ser acompanhados periodicamente com sessões de manutenção; outros casos, ainda, precisam de um acompanhamento constante.

Assim, a Reeducação Postural Global pode corrigir a má postura, mas seus objetivos vão muito além disto. A integração do corpo pela fáscia permite a correção de desequilíbrios biomecânicos e, conseqüentemente, o tratamento de hérnias de disco, desvios de coluna, dor crônica relacionada à má postura, espasmos musculares, cefaléias tensionais e diminuição de alongamento.
Nós não estamos destinados a ter disfunções posturais e biomecânicas, mas somos seres plásticos e vivemos em um ambiente que constantemente nos influencia de forma física e emocional. E somos resultados do mundo que criamos. Atualmente, o enfraquecimento progressivo da nossa percepção de toque corporal tem sido identificado como uma importantíssima causa de problemas posturais e disfunções biomecânicas. Sob o pretexto de ficar mais bonitos e de nos proteger, somos enclausurados em roupas e calçados, desde tenra infância. Somos educados que partes de nosso corpo são “proibidas”. Somos afastados fisicamente de nossos colegas e parentes. Assim, por razões sócio-culturais ou por pura ignorância ou, ainda, de forma intencional, somos educados de forma a “esquecer” cada vez mais o nosso corpo. Já conhecemos o termo Quociente de Inteligência (Q.I.) e mais recentemente muito tem sido falado sobre Inteligência Emocional. No entanto, resgatar o potencial de nossa Inteligência Cinestésica através de uma reeducação corporal seria essencial para melhorar nosso relacionamento com o mundo que nos cerca e para nosso desenvolvimento humano através do movimento.


Por Fernando M. Pinheiro


Um comentário:

  1. Em Fortaleza fui tratado pela Dra Valéria SIlva com RPG Reeducação Postural Global, realmente senti uma melhora incrível, indico a qualquer pessoa. Ela tem um site http://www.valeriasilva.com.br Vale muito a pena o RPG.

    ResponderExcluir