terça-feira, 20 de março de 2012

A chegada do Outono

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, as ações combinadas da "Energia do Céu" e da "Energia dos Cinco Movimentos" originam as "Seis Energias Climáticas" que podem agredir o corpo humano. Essas "Seis Energias Climáticas" são Vento, Fogo, Calor, Umidade, Frio e Secura. Com a chegada do outono, observamos uma variedade muito grande de manifestações climáticas, ainda que suaves. Nuvens, brisa, chuvisco, sol, temperaturas suaves com variações amenas (mas perfeitamente perceptíveis). Tudo sempre acompanhado da Secura.
Cada uma dessas "Seis Energias Climáticas" tem um órgão energético correspondente. O órgão relacionado à Secura é o Pulmão. Este, por sua vez, está relacionado ao outono. O Pulmão é o órgão energético mais próximo do exterior e controla a pele, sendo também chamado de "sistema delicado", já que é suscetível às agressões dos fatores patogênicos e responsável por distribuir o Qi pela superfície corpo a fim de protegê-lo. Dessa forma, sempre podemos esperar no outono muitos casos de gripes e resfriados em que todo o trato respiratório é muito agredido pela variedade grande de mudanças de temperatura e de umidade. Quadros de faringite e amigdalite que evoluem da noite para o dia com tosse seca e não-produtiva são característicos do outono e da canícula que o precede. Lembramos, então, de um ditado chinês: "boca seca, porta para doenças". Assim, recomendamos a ingesta de água; não necessariamente em excesso, mas sempre.
Os órgãos energéticos também tem sabores relacionados, sendo o sabor picante relacionado ao Pulmão. Recomendamos, então, alimentos como cebola, pimentas e principalmente gengibre, a fim de tonificar e dispersar o Qi do Pulmão.

O corpo humano reage como um todo às mudanças das estações do ano. Assim, podemos observar não somente alterações físicas, mas também alterações psíquicas. Cada órgão energético possui uma emoção relacionada. No caso do Pulmão, trata-se da tristeza. Recomendamos afastar pensamentos, condições e relacionamentos que nos deixem tristes, pois a tristeza prejudica a dispersão e a descendência do Qi do Pulmão, fazendo com que a respiração se torne superficial e curta ou fique restrita ao topo do peito. São aqueles suspiros, típicos de quem está passando por momentos tristes e difíceis. E precisamos lembrar de que todas as emoções quando sentidas por um longo período tornam-se prejudiciais e consomem o Qi.

Por Fernando M. Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário