Técnicas

A Acupuntura é uma técnica milenar que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa. Ela utiliza agulhas próprias em locais específicos: os Pontos de Acupuntura e os Meridianos Energéticos. Através da inserção destas agulhas, provocamos alterações fisiológicas sistêmicas e locais que induzem a uma auto-regulação orgânica e energética, proporcionando o restabelecimento dos equilíbrios físico e psíquico.




A Moxabustão é uma outra técnica que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e consiste na queima de ervas sobre a pele ou acima dela, produzindo um calor suave, mas penetrante, aquecendo, ativando e regulando a circulação do Qi em Pontos de Acupuntura ou Meridianos Energéticos.








A Ventosaterapia é uma outra técnica que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e consiste na aplicação de pequenos “copos” de vidro ou plástico no corpo através de suave sucção. É uma técnica muito eficiente no tratamento de dor muscular local, contraturas musculares e resfriados.





O Shiatsu (do japonês, “pressão com os dedos”) é um antigo e tradicional recurso terapêutico originado no Japão e consiste em técnicas de pressão com as mãos e dedos nos Pontos de Acupuntura, nos Meridianos Energéticos e em áreas dolorosas do corpo, restabelecendo o fluxo das Substâncias Vitais. O Shiatsu é indicado para tratar muitas disfunções orgânicas, enfermidades e promover os equilíbrios energético e funcional, sendo um importante recurso na prevenção e no tratamento do estresse emocional.



O Tuiná (do chinês, “friccionar e amassar”) é um antigo e tradicional recurso terapêutico originado na China e consiste em um conjunto de técnicas manuais vigorosas, onde o terapeuta usa seus dedos, mãos, punhos, cotovelos, antebraços e joelhos nos Pontos de Acupuntura e nos Meridianos Energéticos, restabelecendo o fluxo das Substâncias Vitais. As técnicas disponíveis também podem incluir outros recursos acessórios como manipulações articulares, a ventosaterapia e a moxabustão. O Tuiná é muito indicado para tratar problemas músculo-esqueléticos, como entorses e contraturas, mas também se pode tratar gripes, resfriados, enxaqueca, depressão e uma infinidade de outros distúrbios orgânicos sob o ponto de vista da Ciência Ocidental.



O Método Pilates é um método de condicionamento físico utilizado no fortalecimento e na reabilitação pelos profissionais de Fisioterapia através da execução de exercícios no solo (tatame) e de exercícios em aparelhos que funcionam com molas, associados a técnicas respiratórias específicas. Os exercícios são indicados para todas as idades e minimizam os impactos articulares e as lesões de outras atividades físicas usuais.





A Reeducação Postural Global (RPG) é um método que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração os sistemas muscular, esquelético e sensitivo como um todo. Através deste método, o paciente assume posturas e realiza técnicas respiratórias, sendo sempre orientado e facilitado pelo fisioterapeuta. Assim, cada paciente é tratado de uma forma individualizada. Este método foi criada pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, sendo um método realizado exclusivamente por fisioterapeutas.



O método de Reprogramação Músculo-Articular (RMA) é um método terapêutico que utiliza adesivos em formato especial aderidos sobre a pele chamados de “células programadoras”, que não contêm medicamentos, são inelásticos, impermeáveis e hipoalérgicos. O método RMA visa o equilíbrio energético, muscular, articular e metabólico através da correção de alterações biomecânicas e tem a principal função de tratar a lesão ou o desequilíbrio do paciente (não apenas os sintomas), agindo verdadeiramente na causa e não simplesmente na conseqüência manifestada no corpo.