terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Método Pilates: terapêutico e personal

O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates ao longo de toda sua vida. Nascido em 1883, teve uma infância de saúde frágil, mas na adolescência decidiu-se por modificar sua condição de vida e começou a estudar anatomia, fisiologia e fundamentos de medicina oriental de forma autodidática. Assim, desenvolveu princípios de treinamento físico e fundamentou uma série de 34 exercícios chamados “Exercícios Clássicos”, antes mesmo de criar os aparelhos que tanto caracterizam seu método atualmente. 


O treinamento com o método Pilates pregava a utilização do peso do corpo como resistência, sem utilizar nenhum tipo de acessório, além da expiração abdominal forçada durante a execução de forma a fortalecer a região de músculos abdominais e lombares que ele chamava de “power house” (“centro de força”). O método também incluía exercícios de alongamento e relaxamento musculares. Todos os exercícios do método Pilates deviam ser executados lentamente e com extrema concentração, valorizando muito a excelência do movimento. Desta forma, construía-se um corpo forte e flexível conduzido por uma mente calma e consciente. 


No seu estúdio, isto exigia a atenção constante de Joseph Pilates em seus alunos, fazendo com que ele os acompanhasse individualmente e demonstrasse os exercícios em seus mínimos detalhes, usando a si mesmo como modelo. Joseph Pilates era um praticante assíduo de seu próprio método e garantia que sua saúde era fruto desta atividade. Assim, não havia ninguém melhor que ele para divulgar formas de aprimorar a saúde. Atualmente, há uma tendência crescente a se praticar o método Pilates com acompanhamento individual, em domicílio, e focando os aspectos terapêuticos, fazendo com que a prática do método retorne às suas raízes.

Por Fernando M. Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário