Meu Perfil

Meu nome é Fernando Marques Pinheiro, sou fisioterapeuta com formação em Reeducação Postural Global  (RPG), Método Pilates, Shiatsu, Tuiná e Acupuntura.

Meu interesse pela área da saúde é antigo e começou, por incrível que pareça, ainda no colégio, com a biomecânica. O estudo dos movimentos do corpo humano fez-me pensar que havia outras formas de se observar e compreender o corpo humano, o que me levou às terapias orientais. Quando realizei um curso profissionalizante de Tuiná (Massoterapia Chinesa) acabei apaixonando-me pela Medicina Tradicional Chinesa, o que levou-me em seguida à área da reabilitação, à Fisioterapia. Com o passar dos anos, fui aperfeiçoando meus estudos acerca da biomecânica humana, quando realizei um pós-graduação nesta mesma área, e aprofundando meus estudos dentro da Medicina Tradicional Chinesa, quando obtive a formação em Acupuntura.

A mudança de paradigma que a Medicina Tradicional Chinesa provocou em mim, a aquisição de conhecimento acadêmico através da faculdade e o encontro com professores e amigos importantíssimos em minha vida moldaram a minha forma de abordagem dentro da reabilitação.


Abaixo, um resumo do meu currículo:

▪ Fisioterapia, pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), 2003, CREFITO 7172-0 - F;

▪ Pós-Graduação em Acupuntura, pela Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental (ABACO), 2010;

▪ Método de Reprogramação Músculo-Articular (RMA), pela Clínica TAO®, 2010;

▪ Pós-Graduação em Biomecânica, pela EEFD - UFRJ (Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro), 2005;

▪ Método Pilates, pela Biofisio Dinâmica Corporal®, 2005;


▪ Tuiná (Massoterapia Chinesa), pelo Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro (IARJ), 1998;

▪ Kung Fu, estilo Bak Tong Long, sistema Wah Lum Tam Tui, desde 1996.

▪ Meditação Vipássana, na tradição de Sayagyi U Ba Khin, 2014.