segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A acupuntura e o tratamento da psoríase

Está claro que muitas doenças consideradas complicadas, de difícil resolução, desacreditadas ou inexplicadas podem ter uma boa resposta com a acupuntura. Como exemplo, apresento aqui o resumo de um estudo de caso de minha paciente tratada por acupuntura, em linguagem acessível.

A paciente, sexo feminino, 69 anos, apresentou os primeiros sintomas de psoríase aos 49 anos, após a morte da mãe e da irmã em um curto período de tempo. Desde então, a doença foi gradativamente piorando, com algumas remissões dos sinais e sintomas, mas sempre esteve presente nos últimos 20 anos, período em que passou por diversos tratamentos sem sucesso, o que contribuiu para a insegurança e a descrença pela acupuntura. A psoríase é uma doença hiperproliferativa crônica da pele, de ordens genética e autoimune, cuja origem ainda não é completamente conhecida pela nossa ciência atual, mas os fatores desencadeantes são geralmente emocionais. Seus principais sinais e sintomas são muita coceira com descamação em várias regiões do corpo, chegando a provocar ferimentos.

Dentre todos os sinais e sintomas, os mais relevantes foram os seguintes. A paciente mostrou-se como uma pessoa triste, mas irritada; falava muito e relatou ter o sono agitado, acordando algumas vezes por noite. Foram detectadas alterações emocionais de longa data (frustração e ressentimento). Apresentava pele seca, olhos vermelhos e lacrimejantes.

O diagnóstico sindrômico segundo a Medicina Tradicional Chinesa foi, resumidamente: Calor no Sangue, estagnação do Qi do Fígado e deficiência de Yin do Rim.
Os princípios de tratamento foram, também resumidamente: esfriar o Sangue, tonificar o Yin, acalmar a Mente, harmonizar o Fígado, esfriar os níveis energéticos Yang Ming e Jue Yin.

A paciente foi submetida a mais de 35 sessões semanais de acupuntura. No entanto, após as 5 primeiras sessões, ela já havia relatado diminuição considerável na coceira e as lesões diminuíram visivelmente. Com o tempo, as lesões sumiram por completo e também foram observadas mudanças no comportamento e no humor. O tratamento foi interrompido a pedido da própria paciente e os resultados foram registrados em fotos, como se vê a seguir.



Por Fernando M. Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário