quinta-feira, 19 de março de 2015

Mudando hábitos de vida

Uma das maiores dificuldades em se tratar um paciente dentro da Medicina Tradicional Chinesa é o fato de que mudar seus hábitos de vida é algo que só depende dele mesmo. Muitas vezes, a raiz de seu problema de saúde reside em alimentação equivocada, emoções desmedidas, ociosidade, postura incorreta... Enfim, a raiz de seu problema de saúde muitas vezes está intimamente ligada ao seu estilo de vida.
Através da acupuntura, por exemplo, poderíamos tratar um paciente com má digestão, mas se ele continuar a comer alimentos pesados e tarde da noite, nossos resultados ficariam limitados. No caso de um paciente com dificuldades para dormir e sono agitado, o simples gesto de desligar a televisão ao se deitar pouparia algumas agulhas em cada atendimento e menos sessões seriam necessárias. Um paciente com sobrepeso poderia ser tratado de forma que a acupuntura estimulasse seu sistema digestório e aumentasse seu metabolismo, mas ele também necessitaria fortemente de atividades físicas regulares e acompanhadas.

A acupuntura é um técnica preciosa; não é um milagre em si.

Em verdade, a acupuntura nos oferece opções de tratamentos e resultados que muitas vezes são difíceis de alcançar e, às vezes, aparentemente impossíveis. Ela é um recurso cuja relação “quantidade de esforço”/“resultados” é muito vantajosa, uma relação expressa pela utilização de algumas agulhas com a obtenção de melhoras significativas na saúde. Poderíamos entender a acupuntura, como pedras jogadas num rio. Dependendo da quantidade e do tamanho das pedras e do local onde elas forem lançadas, nós seríamos capazes de mudar a qualidade do fluxo desse rio e, ainda assim, ele nunca deixaria de ser um rio. No entanto, seria sempre necessário cuidar de sua nascente, de sua foz, do seu entorno e de sua vegetação...
No universo, há uma dificuldade natural ao se tentar vencer a inércia. O mais difícil de todos os passos nesse tipo de caminhada é o primeiro passo. Isso faz com que, de forma geral, qualquer mudança em nossas vidas seja algo complicado, mas não impossível! A orientação do paciente segundo a óptica oriental faz parte do tratamento através da Medicina Tradicional Chinesa. Eu prefiro chamar essas mudanças nos hábitos de vida de “retorno à vida natural”. Quanto mais nos afastamos de um estilo de vida compatível com o que a natureza planejou para o nosso corpo e nossa mente, maior será a tendência para adoecermos. Assim, para que a acupuntura se torne mais eficiente é necessário que o paciente melhore seus hábitos de vida. No final, o paciente é recompensado em dobro!

Por Fernando M. Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário