sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A história do Método Pilates

Joseph Hubertus Pilates foi o inventor do Método Pilates de condicionamento físico, hoje utilizado no mundo por profissionais de várias áreas de atuação e no Brasil por fisioterapeutas e educadores físicos.

Joseph Pilates nasceu na Alemanha em 1883 com uma saúde frágil, sofrendo já em sua infância de raquitismo, asma e febre reumática. Na adolescência, decidido em modificar a sua saúde, começou a estudar, como autodidata, anatomia, fisiologia e fundamentos de medicina oriental. Assim, desenvolveu princípios de treinamento físico e fundamentou uma série de 34 exercícios chamados “Exercícios Clássicos”. Seu treinamento preconizava a utilização do peso do corpo como resistência, sem utilizar nenhum tipo de acessório, além da expiração abdominal forçada durante a execução de forma a fortalecer o que ele chamava de “power house” (“centro de força”). Joseph Pilates dizia que todo a força dos braços, pernas e coluna partia do “power house”. Além disso, seus exercícios deviam ser executados com extrema concentração. Esses exercícios não eram de fácil execução e, prevendo dificuldades por parte de seus praticantes, ele também desenvolveu aparelhos rústicos e de mecânica simples que tinham por objetivo inicial facilitar a prática dos Exercícios Clássicos. Inclusive, este é um erro comum: achar que os Exercícios Clássicos (conhecidos atualmente como “Mat Pilates” ou “Pilates Solo”) são necessariamente mais fáceis que os exercícios executados nos aparelhos. Com a evolução do praticante, os Exercícios Clássicos podem ser realizados (no aparelho ou no solo) a partir de trechos básicos do exercício original até o Exercício Clássico completo (no aparelho ou no solo). No entanto, dependendo da situação, o exercício pode ser executado no aparelho de forma a dificultar ainda mais o exercício original.


Quando a 1ª Guerra Mundial foi deflagrada, Joseph Pilates estava na Inglaterra e foi mantido preso em um campo de concentração, onde trabalhava na enfermaria e orientava seus pacientes a praticarem seu método. No entanto, ele percebeu que alguns pacientes tinham dificuldades em executar os exercícios. Assim, os aparelhos utilizados no método foram desenvolvidos pelo Joseph Pilates usando materiais de que tinha disposição na época, como grosseiras macas de madeira do inicio do século XX, molas de maquinário pesado, tubulações de água, tiras de couro e cordas. Por essa razão, até hoje os aparelhos do Método Pilates têm uma aparência rústica e mudaram muito pouco ao longo dos anos, mantendo as mesmas características mecânicas.

Durante este período, ocorreu a pandemia de “Gripe Espanhola”, que matou centenas de milhares de pessoas em todo o mundo. Curiosamente, apesar de todas as alas do campo de concentração terem sido atingidas pela gripe, a única ala onde ninguém ficou doente foi a ala onde estavam Joseph Pilates e os pacientes que praticavam o seu método.

Após a experiência com pacientes do campo de concentração, os aparelhos tornaram-se uma obsessão para Joseph Pilates. Paralelamente ao amadurecimento do seu método, ele desenvolveu muitos outros aparelhos, de pequenas engenhocas portáteis a complexas variações daqueles inicialmente projetados. No entanto, apenas alguns aparelhos tornaram-se realmente funcionais e famosos, reunindo muitas qualidades e características num mesmo aparelho. Atualmente, os principais aparelhos são o Step Chair, o Cadillac, o Reformer, o Wall Unit e o Ladder Barrel. Com exceção do Ladder Barrel, todos os aparelhos funcionam com molas. Seguindo a “Lei de Hooke”, lei física que diz que a deformação de uma mola é diretamente proporcional à força nela exercida, quanto mais a mola é distendida durante um determinado exercício, maior é a tensão nela exercida. Assim, os exercícios podem ser executados de acordo com a capacidade e limitações de cada um, ou seja, o praticante realiza o exercício até o ponto em que é capaz, nunca além deste ponto, tornando o impacto articular mínimo e evitando lesões durante uma correta execução do exercício. Desta forma, o Método Pilates pode ser praticado por pessoas saudáveis ou por portadores de alguma disfunção neurológica, ortopédica ou cinesiológica sem o risco de agravamento de seus quadros.
Motivado em superar suas limitações físicas, Joseph Pilates continou a praticar seus exercícios e acabou por desenvolver seu próprio método de condicionamento físico, que visava o controle da mente sobre o movimento do corpo: a Contrologia. Com a prática incessante de seu método, ainda jovem, Joseph Pilates tornou-se apto a praticar várias atividades físicas diferentes como ginástica olímpica, boxe, mergulho e esqui, tendo também a oportunidade de posar como modelo para pôsteres de anatomia. Assim, Joseph Pilates sempre dizia que ele era a prova viva da eficácia de seu método. Ao longo de toda sua vida, Joseph Pilates desenvolveu cerca de 500 exercícios diferentes para os aparelhos, exercícios que o ajudaram, bem como seus praticantes, a levar uma vida saudável. Apesar disso, é importante ressaltar que Joseph Pilates não resumia seu método em uma lista de exercícios padronizados e utilizados igualmente por todos os indivíduos. Joseph Pilates acompanhava pessoalmente seus praticantes e costumava alterar radicalmente seus programas de exercícios diante de necessidades diferentes ou novos objetivos, obedecendo às limitações de cada um. Assim, quando a execução de um programa de exercícios tornava-se fácil, era hora de modificá-lo. Poucas pessoas puderam assistir a todo este processo de trabalho durante a prática do método juntamente com Joseph Pilates. Os poucos que tiveram esse privilégio, fundaram os seus próprios estúdios após a morte de Joseph Pilates e alguns deles até chegaram a declarar a exclusividade da prática do método original. No entanto, nunca existiu um método original específico, mas um método de trabalho próprio de Joseph Pilates, impossível de imitar. Por outro lado, nem mesmo os exercícios criados pelo próprio Joseph Pilates poderiam ser considerados como verdadeiramente originais, pois o método sofria transformações constantemente pelo seu próprio criador. Joseph Pilates não era um purista e teve grandes influências provenientes de métodos como o Yoga, as artes marciais e a meditação. Como exemplo destas influências, podemos destacar o período em que ele se estabeleceu nos Estados Unidos, recebendo bailarinos de várias companhias como alunos. Fascinado pela forma como praticavam seus exercícios, Joseph Pilates incorporou muito do gestual destes alunos e até desenvolveu novos exercícios.

Atualmente, temos vários conceitos terapêuticos e objetos acessórios sendo associados ao Método Pilates de forma bem sucedida, como o Método Bobath e as bolas suíças. Curiosamente, Joseph Pilates não parecia muito interessado em criar uma escola onde seu método fosse ensinado a novos instrutores e, assim, novos estúdios surgissem. Sabedor de sua eficácia, ele parecia mais interessado em propagar o seu método a quem quisesse praticá-lo e a quem quisesse melhorar sua qualidade de vida. A grande prova disso é o fato de ter publicado apenas dois livros em toda a sua vida, sendo que o segundo era uma reedição ampliada do primeiro, onde descrevia apenas os Exercícios Clássicos e relatava a aplicação dos seus conceitos de saúde na vida cotidiana.

Após a 1ª Guerra Mundial, Joseph Pilates começou a trabalhar com seu método na Alemanha, onde foi sendo conhecido e reconhecido pela sua eficácia. Ele foi convidado a trabalhar no treinamento do exército alemão, mas as ideologias sociais e políticas que envolviam tal trabalho desapontaram-no, o que o levou a viajar para os Estados Unidos. Durante a viagem, Joseph Pilates conheceu sua esposa, Clara. Uma vez estabelecidos em Nova York, na Quinta Avenida, eles abriram um estúdio onde Joseph Pilates passou os últimos anos de sua vida, sendo conhecido como uma pessoa de hábitos excêntricos, como realizar corridas usando apenas uma sunga de praia, em pleno inverno novaiorquino. Joseph Pilates morreu em 1967, aos 84 anos, após complicações respiratórias decorrentes de um incêndio que destruiu seu estúdio, após tentar insistentemente salvar alguns de seus equipamentos.

Por Fernando M. Pinheiro
   


5 comentários:

  1. Oi Fê!
    Não entendi uma coisa. Porque a “Gripe Espanhola” não atingiu aqueles que faziam Pilates? Qual é a relação?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com os exercícios...e respiração diferenciada os praticantes ficaram fortalecidos e com maior imunidade.

      Excluir
  2. Na verdade, até onde eu sei, não há explicação científica para essa proteção dos pacientes que praticavam o método com Joseph Pilates. O que se pode supor é o provável incremento do sistema imune do praticante. Isto é perfeitamente plausível, se levarmos em consideração que o Método Pilates teve fortes influências da cultura do Extremo Oriente e do Yoga. Segundo estes paradigmas, a respiração é a base da vida, o início de tudo, e os exercícios respiratórios proporcionam uma boa saúde e melhoram as nossas defesas contra fatores patogênicos externos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber da relação com a respiração, a princípio havia pensado somente na relação com os exercícios físicos.
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Em verdade, a respiração abdominal é um dos pilares do Método Pilates.

    ResponderExcluir